Espigas de milho verde
Leite Integral
Creme de Leite
Queijo Coalho
Açúcar
Sal
OBS¹: As quantidades dos ingredientes utilizados serão descritos a seguir.
Modo de Preparo:
Retire os caroços das espigas com uma faca, até encher 4 copos de 350 ml, como mostrado na Figura 1.
Figura 1. Copo utilizado para medir a quantidade de milho.
Passe os 4 copos de milho no liquidificador com 200 ml de leite integral, mas não jogue todo o leite e o milho no liquidificador de uma única vez. Realize este processo aos poucos, utilizando a menor quantidade possível de leite para cada copo de milho. Inicialmente, utilize a velocidade máxima do seu liquidificador, depois vá diminuindo a velocidade, para que fique bem processado. Em seguida, passe o caldo obtido em um escorredor de arroz, como o mostrado na Figura 2.
Figura 2. Escorredor de arroz utilizado nesta receita.
Depois adicione ao caldo escorrido 200 g de queijo Coalho ralado e 200 ml de creme de leite, como mostrado na Figura 3.
Figura 3. Caldo com queijo e creme de leite.
Agora misture os ingredientes adicionando o açúcar a gosto. Normalmente, para esta receita a quantidade de açúcar varia entre 150 g e 250 g de açúcar. Esta quantidade vai depender do seu paladar, do sabor do milho e do queijo Coalho, por isso não é algo tão preciso. A partir de 150 g de açúcar, vá provando e adicionando o açúcar até achar que está doce o suficiente, lembrando que ao final você deverá ter uma receita doce. Na última vez que eu fiz, utilizei 250 g de açúcar. Por fim, adicione uma pitada de sal equivalente a 1 colher de café. Depois coloque em uma forma de vidro própria para microondas, como a mostrada na Figura 4. Cubra esta forma com plástico filme e faça 4 furos bem pequenos nele.
Figura 4. Forma utilizada nesta receita.
OBS²: Se você não tiver uma forma como esta com buraco no meio, utilize uma forma com altura equivalente, mas sem o buraco no meio.
OBS³: Se você não tiver o queijo Coalho, pode fazer esta receita sem o queijo, uma vez que em algumas regiões do nordeste o queijo não é utilizado na receita de pamonha doce. Entretanto, um outro queijo que poderia substituir o Coalho pela proximidade do sabor e da textura é o queijo Canastra branco, mostrado na Figura 5, fabricado em Minas e vendido em algumas regiões do país.
Figura 5. Queijo Canastra Branco.
Após ter colocado o plástico filme na forma com os 4 furos pequenos, levei ao microondas por 18 minutos na potência 80%, mas vale dizer que o meu microondas possui potência de 900W e em microondas mais potentes, este tempo poderá ser reduzido. Por isso, se o seu microondas tiver uma potência superior a 900W, recomendo ir pausando o microondas para verificar o aspecto da pamonha, sem retirar o plástico filme, a partir dos 12 minutos. Além do aspecto, o aroma também ajuda a saber se a pamonha já está pronta. Na Figura 6, você pode ver o aspecto da forma no momento em que a retirei do microondas.
Figura 6. Forma retirada do microondas.
Na Figura 7, você pode ver o aspecto da pamonha pronta, após a retirada do plástico filme.
Figura 7. Pamonha pronta.
Na Figura 8, você pode ver como ficou a textura da pamonha assim que foi retirada do microondas.
Figura 8. Textura da pamonha recém retirada do forno.
Note que a textura da pamonha deve ficar um pouco mole no momento em que é retirada do forno, pois quando ela esfriar, ficará com a textura mostrada na Figura 9, que é equivalente a encontrada nas pamonhas que são vendidas no nordeste dentro de uma palha.
Figura 9. Textura da pamonha após esfriar.
Na minha opinião, o sabor e a textura desta pamonha feita no microondas é muito próxima da tradicional, que é vendida dentro de uma palha, mas a tradicional demora muitas horas para ser feita e dá muito trabalho para embalar as pamonhas na palha. Por isso, peguei a receita de pamonha tradicional que já está na minha família a mais de 70 anos e fiz esta adaptação para o microondas. Se você possui uma receita diferente de pamonha, pode tentar adaptá-la para o microondas utilizando as dicas fornecidas aqui.
Se você gostou dessa receita ou tem alguma dúvida, deixe o seu comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário