sexta-feira, 17 de julho de 2020

Pão de Queijo Delícia da Bahia na Máquina de Pão


Esta receita eu aprendi há muitos anos atrás, mas na época ela era feita sem a utilização da máquina de pão e com o dobro dos ingredientes descritos abaixo. Então, resolvi adaptar a receita que eu tinha para uma quantidade menor que pudesse ser feita na máquina de pão. 

Rendimento: 26 pãezinhos.

Ingredientes:

150 ml de Leite Condensado [ metade da embalagem ]
50 ml de Óleo
150 ml de Leite em temperatura ambiente
25 g de queijo parmesão [ metade do pacote de 50 g ]
1 colher de chá de Sal
2 ovos [ pode ser substituído por 80 ml de Leite ]
450 g de farinha de trigo [ 3 copos medidor da máquina de pão bem cheios ]
10 g de fermento biológico seco [ 1 colher de sopa ]

OBS¹: Para as quantidades em Mililitros utilizei um copo medidor, a exemplo do copo da marca Nadir. O modelo da máquina de pão que utilizei foi a Multi Pane Britânia.

Modo de Preparo:

Coloque na forma da máquina de pão os ingredientes nas quantidades e na ordem em que aparecem acima com exceção da farinha de trigo, pois deve-se colocar na máquina apenas 400g de farinha de trigo, deixando reservado 50g.  Selecione o ciclo "massa" na sua máquina de pão. Na máquina que utilizei este ciclo é o de nº 8 e dura 1h30. Assim que a máquina começar a bater os ingredientes, verifique a consistência da massa. Se estiver muito mole, vá adicionando farinha de trigo aos poucos até que ela fique com uma consistência mais firme, mas sem ser dura demais. 

A seguir, imagem da consistência da massa após a adição de toda a farinha de trigo necessária.


A quantidade de farinha que você irá adicionar enquanto a máquina encontra-se em funcionamento não deverá ser superior aos 50g que foi reservado, de modo que o total de farinha de trigo desta receita seja de no máximo 450g.

A seguir, imagem da massa após 1h30 na máquina de pão.



Se após 1h30 do ciclo da máquina, a massa não tiver crescido o suficiente, deixe ela crescer um pouco mais por alguns minutos dentro da máquina de pão.

Retire a massa da máquina, modele os pães em formato de bolinhas e leve a uma forma untada e polvilhada, caso ela não seja antiaderente. Deixe os pães descansar até dobrar de tamanho antes de ir ao forno.

Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos na temperatura 180 graus. O tempo de cozimento do pão pode variar entre 8 a 10 minutos. Para saber se já está pronto espete um palito que deve sair limpo. 

Eu utilizei um forno elétrico que possui o tamanho de 25 Litros. Pelos primeiros 4 minutos de cozimento deixei acionado apenas a grelha de baixo, pelos 4 minutos seguintes deixei acionado a grelha dupla e em seguida, por 1 a 2 minutos ficou acionado apenas a grelha de cima. O importante é não deixar os pães dourarem demais na parte de cima, pois devem ficar com a cor bem clara. Se o seu forno for menor que 25 Litros, o tempo de cozimento total será de aproximadamente 8 minutos. Da mesma forma, se o seu forno for maior, esse tempo poderá ser maior que 10 minutos.

 OBS²Se o seu forno for convencional a gás, utilize apenas a chama de baixo.

Após os pães saírem do forno, pincele com manteiga e por cima polvilhe com queijo parmesão. Você também pode recheá-los com o requeijão cremoso de sua preferência. 

Segue abaixo, imagem dos pães após assados.


As minhas formas possuem 30 cm de diâmetro e são antiaderente. Logo, não foi necessário untar e polvilhar antes de colocar os pães. A quantidade de pães que assei em cada uma delas foi de no máximo 7 pães, de modo a possibilitar um certo distanciamento para cada pão poder dobrar de tamanho sem encostar nos demais.

Dica¹: Se você não tem uma máquina de pão, mas possui uma batedeira planetária, pode bater a massa por 20 minutos, deixa descansar por 29 minutos, bater por 1 minuto e por fim deixar descansar por 40 minutos. Durante o descanso da massa, recomendo fechar o recipiente com um plástico filme para ela não perder a umidade. 

Dica²: Se você não tem máquina de pão, nem batedeira planetária, pode misturar todos os ingredientes com as mãos, adicionando a farinha aos poucos, mas neste caso você deve deixar a massa com uma consistência bem mole, para que não seja necessário sovar a massa. Provavelmente, será necessário utilizar no máximo 400g de farinha de trigo. Após misturar todos os ingredientes cubra o recipiente onde encontra-se a massa e deixe descansar por um tempo que pode variar entre 40 e 60 minutos a depender da temperatura da sua região. Como a massa vai estar grudando bastante na mão, para fazer as bolinhas, unte as mãos com óleo e utilize um pouco de farinha de trigo para auxiliar na modelagem.

Se você gostou dessa receita ou tem alguma dúvida, deixe o seu comentário.